Vitali Klitschko, autarca da capital ucraniana, apresentou esta sexta-feira uma proposta para alterar os nomes de ruas e praças associadas à Rússia, avançou o responsável no Telegram.
"Amigos! Hoje apresentei um projeto para renomear a antiga 'Praça da Amizade entre Kyiv e Moscovo' para 'Praça dos Heróis de Mariupol'. E os deputados apoiaram a iniciativa", escreveu Klitschko.
Segundo a mesma nota, a Câmara Municipal de Kyiv aprovou "uma série de renomeações" de outros estabelecimentos na cidade, cujos procedimentos necessários "já foram preparados e aprovados".
"Ainda existem dezenas de ruas e objetos em Kyiv com nomes associados ao agressor. A sua renomeação é relevante", salientou, acrescentando que nesta medida estão incluídos novos nomes para "avenidas, estações de metro e outros edifícios".
In #Kyiv, the Square of "Friendship between Kyiv and #Moscow" will be renamed into the Square of Heroes of #Mariupol. It is also announced that some streets and subway stations will be renamed. pic.twitter.com/F1XgWYSolg
— NEXTA (@nexta_tv) April 15, 2022
Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já matou quase dois mil civis, incluindo cerca de 150 crianças, segundo dados da Organização das Nações Unidas, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo - incluído a expulsão dos diplomatas russos de diversos países europeus.
Leia Também: Rússia promete mais mísseis contra Kyiv após ataques no seu território