Preso um dos líderes do gangue brasileiro com mais poder nas prisões

O homem estava na lista dos criminosos mais procurados pelo Ministério da Justiça brasileiro.

Notícia

© Reprodução

Notícias ao Minuto
18/04/2022 08:11 ‧ 18/04/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Brasil

O Ministério da Justiça do Brasil anunciou, no sábado, que a Polícia Federal deteve um dos líderes do gangue Primeiro Comando da Capital (PCC), a organização criminosa com mais poder junto das prisões. É, também, um grande exportador de cocaína.

Conhecido como ‘Colorido’, Valdeci Alves dos Santos, de 50 anos, foi detido em Salgueiro, no interior de Pernambuco, depois de ser abordado por agentes da Polícia Rodoviária Federal, detalha o jornal A Folha de São Paulo.

Desde 2014 que o homem fugia à justiça, constando na lista dos criminosos mais procurados no Brasil por tráfico de droga, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Nessa linha, é apontado como sendo um dos principais fornecedores de droga para os estados da região Sudeste do país.

Segundo Bruno Ferullo, advogado de Valdeci – também conhecido como ‘Pintado’, ‘Vermelho’, ‘Prateado’ e ‘Tio’ – as acusações do Ministério Público são “infundadas”, assegurando que o homem não tem ligações ao crime organizado, nem é traficante de droga.

“Quanto aos processos que estão em andamento, a sua inocência será demonstrada ao longo da instrução ou até mesmo em julgamento”, garantiu, citado pela Folha.

Nascido nas prisões de São Paulo, o PCC tornou-se uma das principais organizações criminosas das Américas, responsável por movimentar drogas de produtores da América do Sul para os mercados do Brasil e da Europa, diz a Reuters.

Ainda que muitos dos membros do grupo estejam detidos, ‘Colorido’ era um dos líderes ainda em liberdade.

Leia Também: Covid-19: Brasil declara fim de emergência sanitária

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas