Alegadas imagens de cruzador russo mostram momento em que foi atingido
Recorde-se que o cruzador, uma importante peça da estratégia naval russa na Ucrânia, afundou enquanto estava a ser rebocado durante uma tempestade, na quinta-feira.
© Reprodução
Mundo Ucrânia/Rússia
Imagens cuja veracidade ainda não pôde ser confirmada mostram, alegadamente, o momento em que o navio russo Moskva, que se afundou na quinta-feira depois de ter sido alvo de um incêndio em circunstâncias ainda por esclarecer, foi atingido.
As imagens, que estão a correr as redes sociais, foram partilhadas pelo utilizador do Twitter OSINTtechnical, que adiantou não conseguir confirmar a sua veracidade, apesar da semelhança entre o navio capturado e o cruzador russo.
Recorde-se que o cruzador, uma importante peça da estratégia naval russa na Ucrânia, afundou enquanto estava a ser rebocado durante uma tempestade, segundo revelou o Ministério da Defesa da Rússia, na quinta-feira.
Another photo of the Moskva pic.twitter.com/251AOogyKB
— OSINTtechnical (@Osinttechnical) April 17, 2022
Reportedly the Moskva on 4/15 pic.twitter.com/HstqXYUQJf
— OSINTtechnical (@Osinttechnical) April 17, 2022
Russian Black Sea Fleet Prj. 712 sea rescue tug Shakhter (SB-922) alongside the Moskva pic.twitter.com/9LIkERQxLY
— OSINTtechnical (@Osinttechnical) April 18, 2022
As circunstâncias do incidente ainda estão por esclarecer.
O chefe da administração militar regional de Odessa informou que as forças ucranianas atingiram a embarcação, que lidera a frota da Rússia no mar Negro, com mísseis Neptuno, causando-lhe "danos graves".
O Departamento da Defesa norte-americano sustentou esta versão da história, revelando que a perda do Moskva, um dos três cruzadores da classe Slava que a Rússia tem, "cria um vazio em termos de poder militar" no sul da Ucrânia, tratando-se, assim, de um “grande golpe”.
O Pentágono considerou também que o incidente terá provocado vítimas mortais, “mas é difícil de avaliar quantas”. Ainda assim, o conselheiro do Ministério do Interior ucraniano, Anton Gerashchenko, revelou que Anton Kuprin, capitão do navio russo, terá morrido durante a explosão.
Nessa linha, o Novaya Gazeta Europe avançou, no domingo, que cerca de 40 pessoas terão morrido, havendo ainda vários feridos e desaparecidos. Citando a mãe de um dos marinheiros, o jornal adianta que o navio terá sido atingindo por três mísseis vindos de terra.
“Ele ligou-me a chorar por causa do que tinha visto. Foi assustador”, detalhou.
Por sua vez, o ministério da Defesa russo fez saber que o navio de guerra sofreu "um intenso incêndio e subsequente detonação de munição" e, embora "tenha sofrido sérios danos", a tripulação foi retirada.
Leia Também: Pentágono afirma que Moskva foi afundado por dois mísseis ucranianos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com