Os Estados Unidos da América estão a tentar apreender um mega-iate, ancorado nas ilhas Fiji, no Pacífico, suspeito de pertencer a um oligarca russo, avança a Reuters, que cita uma ordem de restrição.
Acredita-se que a embarcação seja propriedade de Suleiman Kerimov, alvo de sanções por parte dos Estados Unidos e da União Europeia, apesar de estar registada numa empresa nas ilhas Caimão.
Segundo a Reuters, o iate chegou às Fiji há uma semana, 18 dias depois de deixar o México. As autoridades estão a investigar.
A ordem de restrição, apresentada por Christopher Pryde, diretor do Ministério Público de Fiji, a um Tribunal Superior, pede que a embarcação de luxo seja impedida de deixar as Fiji “até à finalização de um pedido para registar um mandado de apreensão da propriedade” e “um mandado dos EUA para apreender” o iate, de nome Amadea.
A Reuters revela que a embaixada dos Estados Unidos não comentou esta informação, mas já tinha referido que o país estava comprometido em encontrar e apreender os bens dos oligarcas que apoiaram a guerra” na Ucrânia.
Recorde-se que a invasão russa à Ucrânia teve início a 24 de fevereiro e, desde então, já causou a morte de quase dois mil civis, segundo a ONU, que tem alertado para a probabilidade de o número real ser muito maior. Além disso, a guerra já causou a fuga de mais de 11 milhões de pessoas.
Leia Também: Países Baixos já apreenderam 20 iates devido às sanções