O ministério da Defesa da República Checa anunciou, esta terça-feira, que o país irá apoiar o esforço de guerra ucraniano através da reparação de tanques e veículos blindados que tenham sido danificados em combate ou que precisem de ser reparados depois de um longo período sem serem usados.
Segundo o governo checo, citado pela Reuters, "pequenas falhas serão reparadas pelo exército ucraniano e pela indústria de defesa da Ucrânia".
Mas a "assistência checa irá utilizar a capacidade da indústria defensiva checa para trabalhos mais extensivos, incluindo colocar equipamento armazenado durante um longo período de tempo em serviço".
Ao longo da invasão russa, a República Checa tem sido um dos principais fornecedores de armas e equipamentos para a Ucrânia, nomeadamente através de tanques da era soviética, artilharia leve e armas de defesa antiaérea.
As reparações incluem tanques T-64, alguns dos quais foram mesmo doados pelos checos.
A Reuters acrescenta que o apoio será providenciado por empresas privadas de fornecimento e produção de armas, com fábricas na República Checa mas também na Eslováquia.
No resto do mundo, os Estados Unidos da América também já doaram centenas de milhões de dólares em ajuda militar à Ucrânia, assim como a União Europeia, mas o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reitera que são necessárias mais armas pesadas para combater a invasão russa.
Segundo os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a guerra na Ucrânia já fez mais de 2.000 mortos entre a população civil, mas a agência da ONU alerta que o número de mortos poderá ser muito superior depois de contabilizadas as vítimas em cidades sitiadas e muito bombardeadas pelos russos.
Leia Também: Praga doa a Kyiv dezenas de tanques e veículos blindados de combate