O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, considerou esta quarta-feira que as negociações para um acordo de paz entre a Rússia e Ucrânia estão condenadas a falhar e comparou o presidente russo, Vladimir Putin, com um crocodilo.
Em declarações aos jornalistas, citado pela imprensa internacional, antes de viajar para a Índia, o governante britânico afirmou que Putin só estará disponível para negociar quando conseguir tomar uma parte significativa da Ucrânia e alertou que o presidente russo poderá tentar lançar um novo ataque na capital ucraniana, Kyiv.
“Como é que se pode negociar com um crocodilo quando ele está com a sua perna na mandíbula? Essa é a dificuldade que os ucranianos enfrentam”, frisou. “É muito difícil ver como é que os ucranianos podem negociar com Putin agora, dada a sua manifesta falta de boa fé”.
Boris Johnson referiu ainda que “cabe aos ucranianos decidir o seu futuro” e “nada deve ser decidido sobre a Ucrânia sem a Ucrânia”.
Ao 56.ª dia de guerra, registam-se pelo menos 2.072 civis mortos e 2.818 feridos, segundo dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta que o número real pode ser muito maior.
Leia Também: AO MINUTO: "Ronda especial de negociações"; Zelensky agradece à Europa