O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, alertou, esta segunda-feira, para o “perigo real” de uma III Guerra Mundial.
Segundo a notícia avançada pela AFP, que cita uma entrevista do governante a agências de notícias russas, Sergei Lavrov disse que as negociações de paz com a Ucrânia vão continuar, mas deixou um aviso, dizendo que não se pode subestimar o “perigo” de uma guerra a nível mundial.
“A boa vontade tem os seus limites. E se não for recíproca, isso não ajuda no processo de negociação. Mas continuamos envolvidos em negociações com a equipa delegada por Zelensky, e esses contactos continuarão”, disse, criticando assim a posição que tem sido tomada pela Ucrânia durante as negociações de paz.
Lavrov recordou depois a carreira do presidente da Ucrânia como ator e acusou-o de “fingir” negociar.
“Ele é um bom ator”, afirmou. “Se observar atentamente e ler atentamente o que ele diz, encontra mil contradições”, apontou.
Tendo em conta a situação atual, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo alertou para o “perigo” de uma III Guerra Mundial.
“O perigo é sério, é real, não podemos subestimá-lo”, avisou.
Na mesma entrevista, Lavrov disse que o conflito na Ucrânia irá terminar “com a assinatura de um acordo”.
“Mas os parâmetros deste acordo serão definidos pelo estado dos combates que ocorram no momento em que o acordo se tornar realidade”, completou.
Recorde-se que a invasão russa à Ucrânia teve início a 24 de fevereiro e, desde então, já morreram mais de dois mil civis, segundo a ONU, que tem alertado para a probabilidade de o número real ser muito maior.
Leia Também: AO MINUTO: Lavrov ameaça com III Guerra Mundial; Polónia envia tanques