Ucrânia alerta para mais bombardeamentos domingo e segunda-feira
Membros do conselho de segurança nacional da Ucrânia alertaram hoje os residentes para um aumento do risco de bombardeamentos no domingo e na segunda-feira, coincidindo com as celebrações do Dia da Vitória da Rússia.
© Getty Images
Mundo Ucrânia/Rússia
Uma publicação no Facebook na página do Centro de Combate à Desinformação, que integra o Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, instou os ucranianos a não ignorarem as sirenes de ataques aéreos.
"Como as tropas russas não se podem gabar de quaisquer conquistas significativas na frente até ao Dia da Vitória, o risco de bombardeamentos de cidades ucranianas por estes dias está a aumentar", diz o 'post'.
Na sexta-feira, o presidente da câmara de Kiev, Vitali Klitschko, anunciou que as autoridades não vão alargar o recolher obrigatório na capital ucraniana, já introduzido, mas que as patrulhas de rua seriam reforçadas.
Moscovo comemora a vitória soviética sobre a Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial, no dia 9 de maio.
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.
A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.
Leia Também: PSD apresenta moção de censura ao autarca da Câmara de Setúbal
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com