Líder pró-russo afirma que Kherson foi "libertada de nacionalistas"

O líder pró-russo da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, disse que a região de Kherson, no sul da Ucrânia, "foi libertada dos nacionalistas" e "do controlo de Kiev", noticiou hoje a agência russa Sputnik.

Notícia

© Lusa

Lusa
07/05/2022 06:09 ‧ 07/05/2022 por Lusa

Mundo

Guerra

 

"dummyPub">

"Hoje em dia não existem autoridades ucranianas a efetuar qualquer inspeção ou controlo de documentos. O território foi libertado dos nacionalistas" ucranianos, disse Sergei Aksionov, em entrevista à Sputnik.

"A vida voltou a ser pacífica na região de Kherson", próxima do mar Negro, acrescentou o chefe do governo autónomo da Crimeia.

A Sputnik notou que, numa "operação especial de desmilitarização da Ucrânia", o exército russo "assumiu o controlo de toda a região de Kherson no sul do país e da parte Azov da região de Zaporijia".

Aksionov indicou ainda que "foram constituídas administrações civis e militares, os canais de televisão e rádio russos retomaram as emissões e os laços comerciais com a Crimeia estão a ser restabelecidos".

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou cerca de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser mais elevado.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, das quais mais de 5,4 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Rússia anuncia intenção de permanecer nos territórios já conquistados

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas