Foi detetado o primeiro caso de infeção pelo vírus Monkeypox numa mulher, na região de Madrid, na vizinha Espanha, avança a agência EFE.
Segundo as autoridades de saúde, o caso está “diretamente relacionado com a cadeia de transmissão de relações entre homens”.
A região de Madrid soma 65 contágios associados à doença, aguardando ainda os resultados laboratoriais de 30 casos suspeitos, adianta o mesmo meio de comunicação social. Em todo o país, foram notificados 84 casos.
Enrique Ossorio, conselheiro para a Educação e Juventude e porta-voz do governo da Comunidade de Madrid, instou o Ministério da Saúde a comprar vacinas “o mais rápido possível”, de modo a administrá-las junto dos contactos diretos de quem esteja infetado com Monkeypox e "isolar completamente essa infeção".
A última atualização do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) dava conta de “219 casos confirmados em todo o mundo”, a maioria dos quais “detetados em homens jovens, identificando-se como homens que fazem sexo com homens”, disse o organismo, em comunicado, na quarta-feira.
Neste momento, Portugal conta com um total de 58 casos de Monkeypox, segundo dados atualizados esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Leia Também: Monkeypox. Doentes estão "estáveis" e "não há razões para alarmismos"