Supremo Tribunal bloqueia lei de moderação de redes sociais no Texas

Esta determinação do tribunal é uma derrota para o Texas, que argumentou que a lei não viola a Primeira Emenda.

Notícia

© Shutterstock

Beatriz Cavaca
31/05/2022 23:57 ‧ 31/05/2022 por Beatriz Cavaca

Mundo

EUA

O supremo tribunal dos Estados Unidos bloqueou, temporariamente, esta terça-feira, uma lei do Texas que restringe a capacidade do Facebook, Twitter e YouTube moderarem o conteúdo nas suas plataformas, depois de ter sido feita uma petição de emergência.

Esta determinação do tribunal é uma derrota para o Texas que argumentou que a lei, HB 20 - que proíbe grandes empresas de media social bloquearem, banirem ou eliminarem posts ou contas - não viola a Primeira Emenda da constituição americana.

Os opositores do HB 20, incluindo a indústria da tecnologia, argumentaram que a legislação viola os direitos constitucionais das plataformas de tecnológicas de tomar decisões editoriais e de serem livres de discursos forçados por um governo.

O estado do Texas por sua vez, argumentou que a HB 20 não viola a Primeira Emenda porque a lei procura regular a conduta das plataformas de tecnologia em relação a dos seus utilizadores, não o discurso das empresas, e que procura designá-los como "transportadoras comuns" semelhantes a linhas de comboio e companhias telefónicas .

A Computer and Communications Industry Association, um dos grupos por trás da petição de emergência, citada pela CNN Internacional, disse que a decisão mantém mais de 200 anos de princípios de liberdade de expressão contra a violação do governo na expressão individual.

Já Chris Marchese, advogado da NetChoice - outro grupo responsável pela petição de emergência - disse que a lei do Texas é um "naufrágio constitucional" e que está aliviado que “a Primeira Emenda, a internet aberta e os utilizadores que dependem dela permaneçam protegidos do excesso inconstitucional do Texas”.

Leia Também: Voo do Texas com destino a Tóquio aterrou em Los Angeles após 12 horas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas