Guterres informa que existe "progresso" na resolução da crise alimentar

Para o responsável este é um assunto "complexo" e "o facto de tudo estar interligado torna a negociação particularmente difícil".

Notícia

© Getty Images

Beatriz Cavaca
01/06/2022 15:46 ‧ 01/06/2022 por Beatriz Cavaca

Mundo

Ucrânia/Rússia

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse, esta quarta-feira que houve algum "progresso"  na procura de uma solução para aliviar o impacto da invasão no abastecimento global de alimentos, mas alertou que "ainda não chegamos lá".

O secretário-geral fez estas declarações numa conferência de imprensa ao lado da primeira-ministra sueca Magdalena Andersson em Estocolmo, em que referiu que este é um assunto "complexo" e "o facto de tudo estar interligado torna a negociação particularmente difícil".

Recorda-se que Guterres já visitou Moscovo e Kyiv durante o conflito e está agora a tentar intermediar o que chama um pacote para retomar as exportações de alimentos ucranianos e as exportações russas de alimentos e fertilizantes, como parte dos esforços da ONU para aliviar esta crise que afeta em especial os países mais pobres.

"Como eu disse no Conselho de Segurança, estou esperançoso, mas ainda há um caminho a percorrer e estamos totalmente comprometidos em fazer as coisas acontecerem", acrescentou.

Sabe-se que mais de 20 milhões de toneladas de grãos estão atualmente fechadas em silos nos portos ucranianos bloqueadas por navios russos.

Leia Também: Conselho Europeu "apoia" esforços da ONU para escoar cereais da Ucrânia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas