Bolsonaro prevê agravamento da crise dos preços dos combustíveis

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou hoje que prevê que a crise desencadeada pelo aumento dos preços dos combustíveis se agravará no país e "em todo o mundo".

Notícia

© Reuters

Lusa
02/06/2022 21:47 ‧ 02/06/2022 por Lusa

Mundo

Brasil

"A UE disse que não vai importar mais petróleo da Rússia, os Estados Unidos tentaram recentemente importar petróleo da Venezuela de (Nicolás) Maduro, os americanos disseram que não vão aumentar a sua produção e o Brasil não tem forma de aumentar a sua produção", disse, a um pequeno grupo de apoiantes na sua residência oficial.

Desta forma, considerou, "a crise dos combustíveis vai agravar-se" e disse "se fosse apenas no Brasil" a população poderia responsabilizar o seu Governo.

Bolsonaro defendeu que no caso do Brasil o aumento dos preços dos combustíveis e o seu impacto na inflação, que em maio atingiu 12% em termo anuais, se deve "aos governos do PT", em referência ao Partido dos Trabalhadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato às próximas eleições presidenciais jem outubro.

"O Brasil importa gasóleo e gasolina porque algumas refinarias que foram iniciadas com o PT" não foram concluídas, disse o líder brasileiro.

A inflação elevada é considerada como um dos fatores que fez diminuir o apoio de Bolsonaro, que as sondagens apontam atualmente para cerca de 30%, em comparação com os 45% de intenções de voto atribuídos a Lula.

Nas últimas semanas, Bolsonaro tem insistido que a pressão inflacionista responde a uma "guerra a mais de 10.000 quilómetros de distância", em referência à invasão russa da Ucrânia, e ao abrandamento económico entre 2020 e 2021 devido ao impacto da crise causada pela pandemia.

Leia Também: Sobe para 126 número de mortes devido às chuvas no Brasil

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas