Erdogan, de 68 anos, fez o anúncio durante um discurso na cidade costeira do mar Egeu de Izmir, onde desafiou o líder da oposição, Kemal Kilicdaroglu, a anunciar o candidato que o desafiará em nome de uma aliança de partidos.
"[Recep] Tayyip Erdogan é o candidato da Aliança do Povo", disse Erdogan durante uma reunião do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), referindo-se à coligação entre o AKP e a formação nacionalista do MHP.
"Se tiver a coragem, declare a sua candidatura ou o candidato da aliança" da oposição, desafiou.
O chefe de Estado reiterou que as eleições presidenciais e legislativas se realizarão como previsto em meados de junho de 2023.
Erdogan tem liderado o país durante quase 20 anos, primeiro como primeiro-ministro e depois como presidente, mas o seu apoio tem vindo a diminuir de forma constante num contexto de inflação elevada e do aumento do custo de vida.
Kilicdaroglu conduziu a oposição à vitória nas eleições municipais de 2019, quando os seus candidatos a presidente da câmara derrotaram o partido no poder em Istambul, a maior cidade da Turquia, e na capital, Ancara.
A aliança dos partidos da oposição ainda não anunciou o seu candidato presidencial, embora Kilicdaroglu e os presidentes de câmara de Ancara e Istambul sejam vistos como os potenciais candidatos.
Leia Também: Nicolás Maduro desloca-se à Turquia para se reunir com Erdogan