O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, recebeu esta quinta-feira o chanceler alemão, Olaf Scholz, o presidente de França, Emmanuel Macron, o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, e o presidente romeno, Klaus Iohannis, a capital do país, Kyiv, com o intuito de discutir as aspirações europeias do país que lidera.
Para além de uma visita à cidade, os líderes europeus estiveram ainda presentes em momentos de reunião e numa conferência de imprensa conjunta, onde fizeram um balanço sobre tudo aquilo que foi abordado durante o dia de hoje.
Neste âmbito, Emmanuel Macron disse que os quatro líderes da União Europeia presentes em Kyiv esta quinta-feira apoiaram a ideia de conceder um estatuto "imediato" de candidato ao bloco europeu. “A Europa está ao vosso lado e continuará durante o tempo que for necessário para o regresso a uma Ucrânia livre e independente”, disse ainda o presidente francês.
As declarações de Olaf Scholz, por sua vez, foram de uma natureza semelhante, ao destacar que a "Ucrânia pertence à família europeia". Já Mario Draghi considerou que a "crise humanitária na Ucrânia não se deve transformar numa catástrofe mundial” - destacando ainda que o bloco europeu tem de "enfrentar estes desafios com coragem, com a mesma coragem do presidente Zelensky, com determinação".
O chefe de Estado da Ucrânia, por sua vez, apontou que a "Rússia não quer acabar com esta guerra", pretendendo assim "quebrar a Ucrânia e a Europa na totalidade".
Veja, na galeria acima, algumas das imagens deste encontro.
Leia Também: Rússia quer "destruição completa" do Estado ucraniano