Bloqueio russo à exportação de cereais é "um verdadeiro crime de guerra"

Josep Borrell defendeu que "não se pode imaginar que milhões de toneladas de trigo permaneçam presas na Ucrânia enquanto, no resto do mundo, as pessoas passam fome".

Notícia

© Philipp von Ditfurth/picture alliance via Getty Images

Notícias ao Minuto
20/06/2022 09:01 ‧ 20/06/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O bloqueio imposto pela Rússia à exportação de milhões de toneladas de cereais ucranianos é um crime de guerra, afirmou, esta segunda-feira, o chefe da política externa da União Europeia, Josep Borrell.

"Exortamos a Rússia a desbloquear os portos. É inconcebível, não se pode imaginar que milhões de toneladas de trigo permaneçam presas na Ucrânia enquanto, no resto do mundo, as pessoas passam fome", disse o diplomata, aqui citado pela Reuters. 

Na perspetiva da mesma fonte, isto "é um verdadeiro crime de guerra", dizendo não poder por isso "imaginar que isto dure muito mais tempo", afirmou à chegada para uma reunião de Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, que vai decorrer no Luxemburgo.

Recorde-se que a Ucrânia é um dos principais fornecedores de trigo a nível mundial, embora os seus carregamentos de cereais tenham estagnado e mais de 20 milhões de toneladas tenham ficado retidas em silos desde que a Rússia invadiu o país e bloqueou os seus portos.

Com o bloqueio do Mar Negro aos navios ucranianos, a Rússia está a impedir as exportações a partir dos portos da Ucrânia, o que está a provocar receios de uma crise alimentar global.

Por essa mesma razão, os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia irão discutir, numa reunião a decorrer no Luxemburgo esta segunda-feira, formas de libertar os milhões de toneladas de cereais que estão atualmente retidos na Ucrânia.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, que mereceu a condenação de grande parte da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição de sanções à Rússia.

Leia Também: Ministros europeus vão reunir-se para discutir bloqueio russo aos cereais

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas