Grécia. Incêndio obriga à evacuação de uma cidade a norte de Atenas
Os ventos fortes que se faziam sentir na região, aliados à subida das temperaturas, alimentaram as chamas na área de Schimatari.
© Reuters
Mundo Grécia
Um grande incêndio florestal obrigou, esta segunda-feira, à evacuação de uma cidade costeira localizada a norte de Atenas, como medida de precaução, depois das autoridades não terem conseguido controlar o avanço das chamas.
Os ventos fortes que se faziam sentir na região, aliados à subida das temperaturas, alimentaram as chamas na área de Schimatari, que fica a cerca de 50 quilómetros da capital grega.
As autoridades locais instaram os residentes a abandonar a cidade de Dilesi - numa altura em que mais de 100 bombeiros, apoiados por quatro aviões e dois helicópteros, combatiam o incêndio.
As equipas de emergência tentavam ainda apagar um outro incêndio na área de Achaia, localizada na península do Peloponeso, no sul do país - onde quatro aldeias foram também evacuadas.
No país estão já, desde sábado, várias dezenas de bombeiros romenos e búlgaros, que têm a missão de ajudar as equipas nacionais em caso de graves incêndios florestais durante esta estação.
De recordar que, no ano passado, os incêndios na Grécia devastaram cerca de 300.000 acres de floresta e mato, numa altura em que o país passava por aquela que foi considerada a pior vaga de calor em 30 anos. Após fortes críticas quanto à resposta oferecida, o governo grego prometeu aumentar a sua capacidade de combate a incêndios.
Porém, o pior desastre desta natureza registou-se no verão de 2018. 102 pessoas morreram quando um incêndio devastou a cidade costeira de Mati e outras regiões perto de Atenas.
Leia Também: Incêndio em prédio obrigou à retirada de 120 pessoas em Londres
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com