O desfile de 4 de julho de Highland Park, no Illinois, Estados Unidos, ficou, esta segunda-feira, marcado por um tiroteio que começou 10 minutos depois do início do evento, às 10h00 locais.
Inicialmente as autoridades disseram, em conferência de imprensa, que havia pelo menos seis mortos e 24 pessoas foram hospitalizadas. Mais tarde, Brigham Temple, diretor médico de medicina de cuidados imediatos da NorthShore University HealthSystem, em Illinois, indicou que o hospital recebeu 26 pacientes, 25 dos quais com ferimentos de bala, e entre estes feridos havia menores.
Quanto ao suspeito, de acordo com a polícia, continua a monte e não há indicação de que esteja barricado. O suspeito já foi identificado como sendo Robert 'Bobby' Crimo.
A polícia dispersou civis das imediações do local do incidente e apela a que a população se mantenha em casa, vigilante e informe a polícia de qualquer informação relevante.
#BREAKING: Mass shooting with Multiple people shot at start of the July 4th parade#HighlandPark | #IL
— ViralVdoz (@viralvdoz) July 4, 2022
A #mass #shooting is taking place at #Highland_Park Emergency crews on scene of a shooting with numerous victims during the #July_4th_Parade Reports of nine #gunshot victims. pic.twitter.com/7SZCPyEQLa
Terão sido disparados entre 20 a 25 tiros. As autoridades tentam cruzar testemunhos e imagens de vigilância numa tentativa de localizar o atirador.
A polícia de Lake County avançou, numa primeira instância, que o suspeito seria um homem caucasiano, entre os 18 e 20 anos, com cabelo escuro e comprido e fraca constituição física. Verificou-se, depois, que se tratava de um homem de 22 anos que conduzia um carro Honda Fit de 2010 prateado.
O suspeito estará armado e é "considerado perigoso".
Segundo a autoridade, o suspeito usou uma escada para subir ao telhado de onde abriu fogo. Nesse telhado foi recuperada uma espingarda que terá sido usada pelo suspeito.
Entretanto, também o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reagiu ao sucedido afirmando-se “chocado com a violência armada sem sentido que mais uma vez trouxe sofrimento a uma comunidade americana neste Dia da Independência”.
[Notícia atualizada às 23h41]
Leia Também: Jayland Walker. Akron em estado de emergência após protestos