O bilionário Bill Gates comprometeu-se a doar a sua riqueza na totalidade e assim deixar a lista dos mais ricos do mundo.
O gigante da tecnologia cofundador da Microsoft anunciou que faria uma doação 20 mil milhões de dólares à sua fundação (Fundação Bill e Melinda Gates) neste momento, planeando mais tarde doar toda a sua fortuna.
Segundo o próprio, decidiu fazer isto porque considera que tem uma "obrigação" de devolver os seus recursos à sociedade.
Já em 2010, Gates se tinha comprometido a doar a sua riqueza, no entanto desde essa altura o seu património líquido mais que dobrou, sendo atualmente de cerca de 118 mil milhões de dólares, segundo a revista Forbes.
Esta quarta-feira no Twitter, Gates anunciou: "Ao olhar para o futuro, pretendo dar praticamente toda a minha riqueza à fundação", refere. "Vou descer e eventualmente sair da lista das pessoas mais ricas do mundo", sublinha.
As I look to the future, I plan to give virtually all of my wealth to the foundation. I will move down and eventually off of the list of the world’s richest people.
— Bill Gates (@BillGates) July 13, 2022
"Tenho a obrigação de devolver os meus recursos à sociedade de maneiras que tenham o maior impacto para reduzir o sofrimento e melhorar vidas. E espero que outros em posições de grande riqueza e privilégio também se manifestem neste momento", adianta ainda.
I have an obligation to return my resources to society in ways that have the greatest impact for reducing suffering and improving lives. And I hope others in positions of great wealth and privilege will step up in this moment too.
— Bill Gates (@BillGates) July 13, 2022
A Fundação de Bill Gates trabalha em países para erradicar doenças como a malária, melhorar a educação e combater a falta de saneamento. Acredita-se que era a segunda maior fundação de caridade do mundo em 2020, com 49,8 mil milhões em ativos e é apoiada por outros benfeitores também eles ricos, como o investidor bilionário Warren Buffett. Esta fundação é o maior dador privado da Organização Mundial da Saúde.
Gates deteve o título da Forbes de pessoa mais rica do mundo entre 1995 e 2010 e novamente de 2013 a 2017. Atualmente é o quarto mais rico do mundo.
O fundador da Amazon, Jeff Bezos, derrubou-o do primeiro lugar em 2017, e este ano o vencedor foi o presidente-executivo da Tesla, Elon Musk.
Leia Também: Países Baixos. Fogo em instalações de empresa financiada por Bill Gates