Direito ao aborto. Congressistas democratas detidas em manifestação

Várias congressistas do Partido Democrata, incluindo Alexandria Ocasio-Cortez, foram hoje detidas durante um protesto diante do Supremo Tribunal dos Estados Unidos da América (EUA) em defesa do direito ao aborto, avança a imprensa norte-americana citada pela agência Efe.

Notícia

© Lusa

Lusa
19/07/2022 22:00 ‧ 19/07/2022 por Lusa

Mundo

Estados Unidos

Alexandria Ocasio-Cortez foi algemada e detida por agentes da Polícia do Capitólio, em Washington, por bloquear o trânsito em frente ao Supremo Tribunal, tendo acontecido o mesmo a outras congressistas democratas: Nydia Velazquez, Carolyn Maloney, Jackie Speier e Bonnie Watson Coleman.

Na sexta-feira passada, a Câmara dos Representantes dos EUA, controlada pelos Democratas, aprovou dois projetos de lei para proteger o acesso ao aborto no país, mas ambos têm poucas chances de serem viabilizados no Senado, onde o partido do Presidente Joe Biden detém uma minoria mínima.

Um projeto de lei apoia o acesso ao aborto, consagrando o direito ao aborto como lei federal, e o outro protege as viagens interestaduais para receber o aborto em locais onde este é permitido.

No final de junho, uma maioria dos juízes do Supremo Tribunal derrubou as proteções legais a nível nacional para o aborto, anulando o acórdão Roe v. Wade, que perdurava desde 1973.

Ato contínuo, diversos estados controlados pelo Partido Republicano restringiram ou proibiram completamente o aborto desde a decisão da mais alta instância judicial dos EUA.

Leia Também: Seis congressistas republicanos pediram indultos após ataque ao Capitólio

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas