No Japão, uma "caixa para bebés" tornou-se numa "rede de segurança"

Quando o alarme soa no hospital, as enfermeiras “sobem uma escada em espiral para recolher o mais rapidamente possível os recém-nascidos deixados na ‘caixa de bebés’”. 

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Notícias ao Minuto
22/07/2022 23:46 ‧ 22/07/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Japão

O hospital Jikei, localizado na ilha japonesa de Kyushu, disponibiliza uma “caixa de bebés” para que as mães possam deixar os seus bebés de forma anónima. É um hospital católico e o único no Japão a possuir este sistema, além de contar com um programa de parto sem identificação.

A agência de notícias AFP revela que “quando o alarme soa no hospital”, as enfermeiras “sobem uma escada em espiral para recolher o mais rapidamente possível os recém-nascidos deixados na ‘caixa de bebés’”. 

O responsável pelo hospital, Takeshi Hasuda, explica que desde a implementação do sistema, em 2007, o centro hospitalar tem funcionado “como uma rede de segurança vital”. “Há mulheres que têm vergonha e muito medo pelo sentimento de terem feito algo horrível ao engravidarem”, explicou. 

Os bebés são deixados numa caixa decorada com cegonhas e equipada com uma cama. A partir do momento em que o alarme é acionado, as enfermeiras tentam chegar ao recém-nascido em menos de um minuto.

“Se as mães estiverem por perto, sugerimos que compartilhem a sua história”, contou uma funcionária do hospital. Há uma equipa especializada que tem como objetivo garantir a saúde das mães e incentiva-as a deixar informações para que um dia a criança possa conhecer as suas origens. 

Só em 2020, a polícia japonesa registou 27 abandonos de crianças. No ano antes, 57 crianças morreram vítimas de abusos. 

Desde a colocação da “caixa dos bebés” no hospital de Jikei, há cerca de 15 anos, já foram ali deixados 161 bebés e crianças pequenas, algumas “frutos de prostituição, violação ou incesto”. 

Leia Também: Japão dá equipamentos para gestão de resíduos em lixeira em Moçambique

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas