O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, já testou negativo à Covid-19, segundo avançou a Casa Branca, esta quarta-feira.
O chefe de Estado terminará, assim, o período de isolamento imposto face à doença.
Numa mensagem divulgada pela Casa Branca, o médico Kevin C. O'Connor, que tem acompanhado o estado de saúde do presidente, detalhou que Biden testou negativo à Covid-19 tanto na noite de terça-feira, como na manhã desta quarta-feira, pelo que cessará as "medidas estritas de isolamento".
O responsável adiantou ainda que Biden completou o seu tratamento com o medicamento antirretroviral oral Paxlovid na segunda-feira, já não estando também a tomar paracetamol, para a febre e desconforto.
“Os seus sintomas têm vindo a melhorar, e quase que desapareceram”, complementou o especialista. Ainda assim, o médico ressalvou que a cadência dos testes à Covid-19 de Biden aumentaria, perante a possibilidade de reinfecção observada em "uma pequena percentagem" de doentes que tomaram Paxlovid.
A testagem frequente será, segundo O'Connor, não só uma forma de proteger o presidente, como também "aqueles à sua volta", além de assegurar a deteção precoce de uma possível reinfeção.
Recorde-se que a Casa Branca anunciou, na quinta-feira, que Biden foi infetado com a Covid-19. Já no sábado, adiantou que, com base nos resultados preliminares, o presidente dos EUA "provavelmente" contraiu a subvariante BA.5 da estirpe Ómicron, responsável por 75 a 80% das infeções pelo novo coronavírus naquele país.
Vacinado com duas doses da vacina e duas doses de reforço, Biden foi tratado com o medicamento antirretroviral oral Paxlovid que, com a duração de cinco dias, está licenciado nos EUA para tratar casos moderados de Covid-19 em adultos e pessoas com mais de 12 anos.
[Notícia atualizada às 15h30]
Leia Também: Quase recuperado da Covid-19, Biden pode voltar a fazer exercício