A Rússia relatou, esta quinta-feira, um total de 11.515 novos casos diários de infeção pelo novo coronavírus, está a noticiar a Reuters, que cita as autoridades do país. Em causa está um número que se afigura com o mais alto desde 13 de abril.
Só no último dia, morreram 41 pessoas em território russo por causa da doença, segundo avançado pela 'task force' responsável pelo combate à doença no país, numa atualização.
Contas feitas, o número de casos de Covid-19 desde o início da pandemia está já acima dos 18,5 milhões em território russo. Por sua vez, o número de mortes fica acima dos 380 mil.
No dia anterior, quarta-feira, a agência noticiosa russa TASS, que citava a mesma fonte, tinha reportado um aumento de 9.027 infeções num só dia e mais 36 óbitos.
Estes números surgem numa altura em que, de acordo com a informação avançada pela agência TASS, a subvariante BA.2.75 da estirpe Ómicron da Covid-19 - que também dá pelo nome 'Centauro' -, representa 0,16% dos casos comunicados na Rússia nas últimas duas semanas, segundo avançado pelo regulador sanitário russo na terça-feira.
"Nas últimas duas semanas, a genovariante BA.1 da Ómicron representou 2,04% de todas as amostras sequenciadas, a subvariante BA.2 representou 21,56%, e as subvariantes BA.4/BA.5 representaram 75,39%. A genovariante Delta representou 0,85% dos casos e 0,16% das amostras foram identificadas como sendo referentes à BA.2.75 (Centauro), subvariante da estirpe Ómicron", esclareceu a mesma entidade.
Leia Também: Covid-19. EUA doam 52.800 doses de vacinas a Cabo Verde para crianças