EUA e talibãs para discutir desbloqueio de fundos para apoio humanitário

Uma delegação norte-americana reuniu-se na quinta-feira com os talibãs para debater o desbloqueio de 3,4 mil milhões de euros das reservas afegãs congeladas no estrangeiro para apoiar a "situação humanitária urgente" no Afeganistão.

Notícia

© Lusa

Lusa
29/07/2022 07:15 ‧ 29/07/2022 por Lusa

Mundo

EUA

Num comunicado, o Departamento de Estado dos EUA afirmou que a delegação, composta por funcionários de alto nível, transmitiu aos talibãs a necessidade de acelerar os trabalhos para utilizar estes fundos no apoio aos afegãos.

"Os Estados Unidos expressaram a necessidade de abordar a situação humanitária urgente no Afeganistão. As duas partes discutiram os esforços em curso para assegurar que os 3,4 mil milhões de euros das reservas autorizadas do banco central afegão sejam utilizados em benefício do povo afegão", declarou a nota.

Mais de 8,5 mil milhões de euros estão depositados no estrangeiro desde em agosto de 2015, muito antes dos talibãs subirem ao poder no Afeganistão. Grande parte dos fundos encontra-se nos Estados Unidos.

Em fevereiro, o Presidente dos EUA Joe Biden ordenou o descongelamento de 3,4 mil milhões de euros para facilitar a ajuda humanitária ao país, após décadas de conflito, que culminou na vitória do movimento talibã e consequente suspensão dos programas de ajuda internacional.

A ordem de descongelar o dinheiro, segundo explicou a Casa Branca, "com o objetivo de abrir caminho para que os fundos cheguem ao povo do Afeganistão, mantendo-os fora do alcance dos talibãs e de outros agentes maliciosos".

Leia Também: Biden e Xi ponderam encontro presencial apesar das tensões sobre Taiwan

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas