Foram registados, pela primeira vez, três casos de infeção humana pelo vírus Monkeypox em três crianças no Brasil. Segundo revelou a imprensa brasileira, na noite de quinta-feira, as infeções foram registadas no estado de São Paulo e tratam-se de duas meninas de seis anos e um menino de quatro.
Em comunicado, a prefeitura da São Paulo explicou que as crianças “apresentaram bolhas na pele, dilatação nos gânglios e febre”. Uma das meninas infetada esteve em contacto com um familiar que estava com a doença e os outros dois casos ainda estão a ser investigados para apurar a origem da infeção.
Também em São Paulo, dois adolescentes, de 13 e 14 anos, foram diagnosticados com Monkeypox.
Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, o país conta com 1.066 casos de infeção, 823 dos quais registados no estado de São Paulo.
Monkeypox é do género Ortopoxvírus (o mais conhecido deste género é o da varíola) e a doença é transmissível através de contacto com animais, contacto próximo com pessoas infetadas ou com materiais contaminados.
A infeção por vírus Monkeypox foi detetada pela primeira vez num ser humano em 1970 em países sobretudo da África Central e da África Ocidental.
Leia Também: Há 633 casos confirmados de Monkeypox em Portugal. Dois são em mulheres