Nova Iorque declara Monkeypox como "ameaça iminente à saúde pública"

Os Estados Unidos da América (EUA) são um dos países com mais casos de Monkeypox confirmados.

Notícia

© KENA BETANCUR/AFP via Getty Images

Márcia Guímaro Rodrigues
29/07/2022 18:07 ‧ 29/07/2022 por Márcia Guímaro Rodrigues

Mundo

Monkeypox

O estado norte-americano de Nova Iorque declarou, na quinta-feira, o vírus Monkeypox como uma “ameaça iminente à saúde pública”. Em causa está o aumento de infeção. 

Segundo a comissária de Saúde de Nova Iorque, Mary Bassett, a medida significa que “os departamentos de saúde locais envolvidos em atividades de resposta e prevenção poderão ter acesso a reembolsos estatais adicionais, depois de outras fontes de financiamento federal e estatal serem maximizadas”.

Os Estados Unidos da América (EUA) são um dos países com mais casos de Monkeypox confirmados. No total, são já mais de 4.900, de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC),  1.341 dos quais em Nova Iorque.

Também a cidade de São Francisco, na Califórnia, declarou o vírus como uma emergência de saúde pública, com efeitos a partir da próxima segunda-feira, dia 1 de agosto. A declaração permitirá agilizar os recursos para melhor responder aos casos “em rápido crescimento”.

“Precisamos de estar preparados e esta declaração permitir-nos-á servir melhor a cidade”, disse o diretor do Departamento de Saúde Pública de São Francisco, Grant Colfax, citado pela ABC News. “A nossa resposta à Covid-19 ensinou-nos que é imperativo que mobilizemos os recursos da cidade. A declaração ajuda-nos a garantir que temos todas as ferramentas disponíveis para aumentar o nosso alcance, testes e tratamento, especialmente para a comunidade LGBTQ+, que permanece em maior risco para a Monkeypox”, acrescentou. 

De 1 de janeiro a 22 de julho, foram reportados à Organização Mundial da Saúde (OMS) 16.016 casos confirmados e 73 casos prováveis de infeção humana por vírus Monkeypox, em 75 países.

Leia Também: Confirmada primeira morte provocada pela Monkeypox no Brasil

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas