Illinois. Menino de 8 anos vítima de tiroteio no 4 de Julho deixou UCI
A bala que atingiu Cooper entrou no seu abdómen e danificou-lhe o fígado, a aorta abdominal e o esófago. Também a medula espinhal sofreu lesões e o menino ficou paraplégico.
© GoFundMe
Mundo Illinois
Cooper Roberts, de apenas oito anos, foi umas das vítimas do tiroteio ocorrido no passado dia 4 de julho, num desfile do Dia da Independência, em Chicago, no Illinois, no qual morreram pelo menos sete pessoas e dezenas ficaram feridas. O menino, que ficou gravemente ferido na sequência do massacre, deixou os Cuidados Intensivos e foi transferido, no domingo, para um centro de reabilitação.
Tal como relata o Chicago Sun-Times, a família considera que a sobrevivência de Cooper foi um milagre. A criança passou a maior parte do tempo desde que foi baleada em estado crítico. Além de ter sofrido grande danos nos órgãos, também a medula espinhal sofreu lesões que deixaram Cooper paralisado da cintura para baixo.
“O Cooper está a comer comida sólida agora, incluindo um de seus prato favoritos, macarrão com queijo”, disse a família, num comunicado que foi divulgado na segunda-feira, de acordo com o jornal norte-americano. “Ele também pôde visitar o seu cão George, um feliz reencontro para os dois”, acrescentaram.
No tiroteio também ficaram feridos a mãe de Cooper, Keely Roberts, e o seu gémeo, Luke. Mas Cooper foi aquele que sofreu ferimentos mais graves.
Inicialmente, o menino foi tratado num hospital em Highland Park e, posteriormente, transferido de helicóptero para o Comer Children's Hospital, da Universidade de Chicago, onde foi submetido a várias cirurgias.
Cooper encontra-se agora no centro de reabilitação Shirley Ryan AbilityLab, em Streetville. Além das necessidades de fisioterapia e terapia ocupacional que o menino precisará, será também feita uma avaliação para determinar a necessidade de “outros serviços de reabilitação e saúde mental para apoiar Cooper a recuperar sua força e a alcançar o seu potencial máximo no futuro”.
Através da plataforma GoFundMe, já foi possível arrecadar mais de 1,7 milhões de dólares, mais de 1,6 milhões de euros, para ajudar a criança.
Recorde-se que o suspeito, Robert E. Crimo, foi detido oito horas depois do incidente, a cerca de oito quilómetros do local, depois de ter evitado a captura inicial vestindo-se de mulher e misturando-se com a multidão em fuga. Crimo enfrenta mais de uma centena de acusações.
Leia Também: Illinois. Autor de tiroteio no 4 de Julho indiciado por 117 crimes
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com