O navio Razoni, que transporta o primeiro carregamento autorizado de cereais ucranianos desde o início da invasão russa da Ucrânia, já está a ser inspeccionado por responsáveis da Turquia, Organização das Nações Unidas (ONU), Rússia e Ucrânia.
O navio - que transporta cerca de 26 mil toneladas de cereais - chegou à costa norte de Istambul, no mar Negro, no final de tarde de terça-feira e seguirá, após a inspeção, para o Líbano.
A inspeção foi exigida por Moscovo para assegurar a natureza da carga e será “efetuada por uma delegação composta por representantes turcos, russos, ucranianos e da ONU”, segundo adiantou o almirante turco Özcan Altunbulak, responsável pelo Centro de Coordenação Conjunto (CCC) que supervisiona as operações.
Esta foi a primeira exportação autorizada na sequência do acordo assinado em 22 de julho em Istambul pela Turquia, Rússia e Ucrânia, através de uma mediação de Ancara e sob a égide das Nações Unidas, para desbloquear os portos ucranianos e tranquilizar os mercados agrícolas.
Leia Também: Mau tempo no Mar Negro atrasa viagem do primeiro navio com cereais