"O mundo não deve esquecer Chernobyl", diz Zelensky sobre Zaporizhzhia
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, levantou hoje o espetro do desastre de Chernobyl e pediu novas sanções contra a Rússia, na sequência de novas ataques contra a central nuclear de Zaporizhzhia, ocupada pelos russos.
© Presidência da Ucrânia
Mundo Zaporijia
"O mundo não deve esquecer Chernobyl e o facto de que Zaporizhzhia é a maior central da Europa. O desastre de Chernobyl [em 1986] foi a explosão de um reator e a central de Zaporizhzhia tem seis reatores", disse hoje à noite Zelensky no seu discurso vídeo diário.
O local da fábrica de Zaporizhzhia no sul da Ucrânia está sob controlo russo desde 4 de março. Foi bombardeada duas vezes no final da semana passada, incluindo perto de um reator. Kyiv e Moscovo culparam-se mutuamente pelos ataques.
"São necessárias novas sanções contra o Estado terrorista e toda a indústria nuclear russa, que está a criar a ameaça de uma catástrofe nuclear", disse Zelensky.
O reator número 4 na central de Chernobyl explodiu em 26 de abril de 1986, causando o maior acidente nuclear civil e libertando uma nuvem radioativa que se espalhou por toda a Europa.
Um conflito de alta intensidade assola a Ucrânia desde 24 de fevereiro, quando o Presidente russo, Vladimir Putin, ordenou ao seu Exército que invadisse o país.
Leia Também: Juan deixou Espanha e foi para a guerra. Foi ferido e Zelensky visitou-o
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com