Orbetello, comuna italiana da região da Toscana, está sob o cerco de mosquitos.
Em pleno agosto, Argentario, a pequena cidade toscana localizada no centro da lagoa, está a ser invadida pelos minúsculos insetos. Segundo o jornal La Repubblica, há o risco de que a invasão chegue também ao Sul e afete a capital.
Para combater a praga, as pessoas estão a fechar janelas, evitar estender roupa na rua, desligar as luzes dos espaços exteriores de estabelecimentos comerciais, e os restaurantes só aceitam reservas para jantar até às 21h00.
Nem as tentativas de desinfestação foram suficientes.
"Durante quase um mês foi impossível caminhar ao longo da lagoa completamente infestada de mosquitos. Agora tornou-se impossível até mesmo jantar ou tomar um aperitivo ao ar livre", relata um morador.
Orbetello è sotto l'assedio di moscerini. Ad agosto i turisti, soprattutto romani, affollano l'Argentario, il piccolo comune toscano che sorge al centro della laguna, è invaso dai piccolissimi insetti. E c'è il rischio che l'invasione arrivi anche alhttps://t.co/HtRjz42mnv pic.twitter.com/WSdnLqH7of
— Etrurianews (@Etrurianews) August 9, 2022
Para os especialistas, a invasão de insetos foi determinada pelas condições da lagoa: as altas temperaturas reduziram a presença dos predadores naturais, insetívoros como morcegos, sapos, pássaros diversos e formigas. Uma reviravolta da fauna que abriu o caminho para sua disseminação.
Devido às características ambientais e climáticas, Roma pode ser uma das cidades em risco. Alta temperatura, calor húmido, presença de rios, lagos e lagoas naturais compõem o habitat considerado ideal para a proliferação e difusão de mosquitos.
Leia Também: Sete feridos após acidente fazer carro ir contra esplanada em Itália