Representantes da Turquia, Finlândia e Suécia reúnem-se, esta sexta-feira, num local não identificado na Finlândia, para discutir a adesão dos dois países nórdicos à aliança transatlântica NATO e as preocupações da Turquia.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia recusou-se a divulgar o local e horário da reunião, alegando “questão de segurança”.
“Esta é uma questão de segurança. Se disséssemos onde estão os altos funcionários da Turquia a que horas, daria uma imagem bastante descuidada de nós”, disse o secretário de Estado, Haavisto Jukka Salovaara, à estação estatal finlandesa Yle.
Na semana passada, o ministro dos Negócios Estrangeiros finlandês, Pekka Haavisto, especificou que o encontro teria como objetivo estabelecer contactos e definir objetivos para a cooperação entre os três países.
Sublinhe-se que a Suécia e a Finlândia candidataram-se à NATO na sequência da invasão russa da Ucrânia. A candidatura não foi bem recebida pela Turquia, que acusou os nórdicos de impor um embargo de armas a Ancara e apoiar grupos que considera terroristas.
Os três Estados assinaram, por ocasião da cimeira da NATO em Madrid, um acordo em que a Turquia se comprometia a retirar o seu veto em troca de concessões dos nórdicos.
Mais de 20 países já ratificaram a entrada da Finlândia e Suécia na NATO.
Leia Também: AO MINUTO: Zaporíjia continua desligada; Inverno? "Vida ou morte"