A Polícia Nacional de Espanha anunciou, esta segunda-feira, a detenção de um narcotraficante, quando se preparava para viajar para a Ucrânia para adquirir um veleiro que iria usar numa nova operação.
Segundo revela a polícia espanhola em comunicado, esta segunda-feira, a detenção ocorreu na Polónia, no âmbito de uma operação conjunta com autoridades francesas, suecas e holandesas, coordenada pela Europol. O homem, líder de narcotráfico, foi detido devido à sua relação com o transporte de mais de 1.600 quilos de cocaína apreendidos em Huelva em 2021 e com relações à organização do narcotraficante Carlos Silla Otero.
A detenção é o resultado de uma investigação de vários anos acerca de uma organização criminal dirigida por um narcotraficante colombiano que, alegadamente, realizava importações de droga entre a Colômbia e Espanha há mais de uma década.
“O desenvolvimento desta investigação permitiu aos agentes conhecer a estrutura criminal que o grupo havia estabelecido na Espanha, França e Colômbia. Graças à sua experiência no mundo do narcotráfico, este homem conseguiu construir uma rede criminosa em Espanha para a introdução na Europa, através da Espanha, de enormes quantidades de cocaína que os seus clientes exigiam”, explica a polícia.
Em 2021, em Huelva, foram detidos dois homens, mas o dono do barco que tinha transportado a grande quantidade de droga apreendida, - o agora detido - conseguiu fugir e tinha pendente um mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades espanholas.
A operação prejudicou seriamente o colombiano, que começou a manter contacto com criminosos suecos e pessoas da sua confiança.
Agora, acabou por ser detido na Polónia, quando tentava viajar para a Ucrânia com intenção de comprar um veleiro para uma nova operação.
Leia Também: Jovem com antecedentes apanhado em operação stop com liamba e haxixe