EUA. Califórnia prolonga atividade da única central nuclear do Estado

Foi aprovado um empréstimo governamental de 1,4 mil milhões de euros.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
02/09/2022 11:34 ‧ 02/09/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

Os legisladores da Califórnia votaram, na quinta-feira, para prolongar a atividade da única central nuclear do Estado durante cinco anos e aprovaram várias medidas de forma a reforçar as políticas de mudanças climáticas existentes. 

Esta decisão vai de encontro ao esforço que o governador democrático da Califórnia Gavin Newsom fez ao longo das últimas semanas para que fosse aprovada uma legislação climática que pudesse igualar a aprovação pelo Congresso, no mês passado, da lei sobre alterações climáticas.

Assim, os legisladores da Califórnia inverteram a decisão do estado tomada em 2016 de reformar a central Diablo Canyon, no condado de San Luis Obispo, até 2025 e aprovaram um empréstimo governamental de 1,4 mil milhões de euros para prolongar o seu funcionamento até 2030.

Esta medida ajudará a manter a energia livre de emissões numa altura em que o fornecimento se encontra ameaçado. Relativamente à indústria dos combustíveis fósseis, os legisladores também aprovaram a proibição de perfuração de petróleo e gás num raio de 975 metros de estruturas incluindo casas, escolas e hospitais, decisão que se aplica tanto a poços novos como a já existentes.

Esta alteração reforça a administração do presidente dos EUA Joe Biden que procura subsidiar centrais nucleares para atrasar as reformas, manter a energia limpa e reunir apoio para uma ação climática mais eficaz. 

Leia Também: EUA. Termómetros podem chegar até aos 49ºC na Califórnia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas