Acusações de sabotagem russa sobre gasodutos? "Estúpidas", diz o Kremlin

Dmitry Peskov considerou ainda que o incidente precisava de ser investigado.

Notícia

© Getty

Notícias ao Minuto
28/09/2022 12:30 ‧ 28/09/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O Kremlin disse, esta quarta-feira, que as acusações de que a Rússia poderia estar por detrás de um alegado ataque contra os gasodutos Nord Stream eram estúpidas, reporta a Reuters.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, numa conferência de imprensa com jornalistas em que foi questionado acerca de tais alegações, respondeu: "Isso é bastante previsível e também previsivelmente estúpido".

A mesma fonte considerou ainda que o incidente precisava de ser investigado e que ainda não era claro quando tempo será necessário para reparar os tubos danificados. "Antes de fazermos qualquer reclamação, devemos esperar pela investigação destas ruturas, quer tenha havido ou não uma explosão", apontou.

De recordar que a Europa tem vindo a investigar aquilo que a Alemanha, Suécia e Dinamarca consideraram ser ataques que causaram grandes fugas de gás para o Mar Báltico, a partir dos já referidos gasodutos Nord Stream 1 e 2. 

O porta-voz do Kremlin fez ainda questão de ressalvar que toda a situação é um "grande problema" para a Rússia - "porque, primeiro, ambas as linhas do Nord Stream 2 estão cheias de gás", que é "muito caro" e está, agora, "a voar para o ar".

Na terça-feira, a empresa responsável por estes gasodutos, a Nord Stream AG, adiantou que três das quatro linhas offshore do sistema de gasodutos Nord Stream sofreram danos "sem precedentes" num dia. Os incidentes afetaram os Nord Stream 1 e 2.

Leia Também: "Pé foi amputado. A partir de 24 de fevereiro, isso tornou-se vantagem"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas