O evento, que decorre entre terça e quinta-feira, é uma iniciativa da Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Liubliana, no arranque do novo curso.
Sobre língua portuguesa, cultura, literaturas em português e as línguas românicas em contacto com o português, o curso tem início em outubro e destina-se a estudantes do Departamento das Línguas Românicas e a outros interessados.
A cerimónia solene de inauguração da licenciatura na Universidade de Liubliana, na terça-feira, contará com a presença do reitor da universidade, a diretora da Faculdade de Letras e Filosofia, o embaixador de Portugal em Liubliana, Almeida e Sousa, os representantes da embaixada do Brasil em Liubliana, os representantes da Câmara Municipal de Liubliana e professores de Portugal, da Croácia e outros convidados do mundo académico.
Numa nota informativa, o Camões -- Instituto da Cooperação e da Língua refere que a criação da Licenciatura em Língua e Literatura Portuguesa na Universidade de Liubliana reflete "o reconhecimento da importância do português enquanto língua global, falada por 270 milhões de pessoas em todo o mundo e nos mais diferentes domínios - da literatura ao mundo digital, dos negócios à ciência".
Mas vem também "dar resposta formal ao interesse e procura crescentes do ensino do português por parte dos estudantes eslovenos".
"A língua portuguesa tem uma projeção assinalável na Eslovénia e não apenas a nível académico: Nos últimos anos, numerosas obras de escritores e poetas lusófonos têm sido traduzidas para a língua eslovena, festivais e eventos literários realizados na Eslovénia escolhem Portugal como tema e as pequenas, mas dinâmicas comunidades lusófonas residentes na Eslovénia (sobretudo portuguesa e brasileira) promovem ativamente a língua portuguesa nas suas atividades e iniciativas", prossegue a nota.
A nova licenciatura funcionará em regime bidisciplinar e disponibilizará o acesso aos estudos do 1.° ciclo (grau de licenciatura) em Estudos Portugueses de perfil geral (literatura e língua), melhorando as qualificações e apostando na experiência do corpo docente.
Leia Também: Portugal é o país convidado da Festa do Livro da Colômbia