O número de vidas perdidas na sequência de uma explosão que ocorreu na sexta-feira numa gasolineira numa pequena vila na Irlanda, Donegal, subiu já para dez, de acordo com o novo balanço feito pela polícia irlandesa
Os números surgem depois das equipas de resgate terem passado as últimas horas a procurar por desaparecidos entre os escombros.
Neste momento, em que se encontram ainda oito pessoas hospitalizadas na sequência da explosão, a polícia irlandesa não tem esperança de encontrar mais sobreviventes, apesar de prosseguir com as buscas.
A polícia está a investigar as causas da explosão e, segundo afirmou o superintendente David Kelly, tudo aponta para que se trate de "um trágico acidente".
A força policial irlandesa Garda Siochana especificou que a explosão matou quatro homens, três mulheres, dois adolescentes e uma rapariga em idade escolar primária.
A explosão incendiou por completo a estação de serviço, que também albergava uma loja e o posto de correios da aldeia, danificou ainda um edifício residencial nas proximidades e estilhaçou as janelas de outras habitações da localidade. Tudo isto aconteceu na sexta-feira, por volta das 15h locais (a mesma hora em Portugal Continental).
Segundo considerou o primeiro-ministro irlandês, Micheal Martin, aqui citado pela Sky News, este foi o "dia mais negro" da história de Donegal e da Irlanda.
"As pessoas de toda esta ilha ficarão entorpecidas pelo mesmo sentimento de choque e devastação total sentido pelo povo de Creeslough perante esta trágica perda de vidas", acrescentou ainda o governante.
[Notícia atualizada às 16h45]
Leia Também: Sobe para sete o número de mortos após explosão em gasolineira na Irlanda