Histórico opositor de Idriss Déby foi nomeado primeiro-ministro do Chade
Saleh Kebzabo, histórico opositor do ex-presidente Idriss Déby Itno, morto em 2021, foi hoje nomeado primeiro-ministro do Chade por decreto de Mahamat Idriss Déby Itno, filho do antigo chefe de Estado.
© Getty Imagens
Mundo Saleh Kebzabo
Kebzabo, 75 anos, ex-jornalista, quatro vezes candidato presidencial contra o defunto marechal Déby, e cujo partido se juntou ao governo nomeado pela junta militar liderada pelo jovem general Mahamat Déby há 18 meses, "é nomeado primeiro-ministro", lê-se um decreto assinado pelo atual Presidente transitório.
Mahamat Idriss Déby Itno foi proclamado chefe de Estado na sequência da morte do pai e recentemente foi-lhe renovado o cargo durante um período de transição de dois anos.
Em 20 de abril de 2021, quando foi anunciada a morte do marechal Déby, por rebeldes na frente de combate, o exército proclamou o seu filho, general Mahamat Déby, 37 anos, Presidente da República, liderando uma junta de 15 generais, por um período de transição de 18 meses até eleições "livres e democráticas".
Mas na segunda-feira, Mahamat Déby foi empossado como chefe de Estado novamente para uma transição estendida por dois anos, sob a proposta saída do chamado Diálogo Nacional, que devia reunir todos os representantes da sociedade chadiana e os rebeldes, mas foi boicotado por grande maioria da oposição política e armada.
Mahamat Déby prometeu na segunda-feira nomear "nos próximos dias" um "governo de unidade nacional".
Aquando do anúncio da nomeação do "governo de unidade nacional", o então primeiro-ministro Albert Pahimi Padacké, que tinha sido nomeado há 18 meses pelo líder da junta, apresentou a sua demissão e a do seu Governo numa audiência com Déby, que aceitou a renúncia.
A morte de Idriss Déby Itno - que estava no poder desde 1990, após liderar um golpe que derrubou o ditador Hissène Habré - foi um duro golpe para a estabilidade do país e da região, devido à importância do território na luta contra o terrorismo internacional no Sahel e na bacia do lago Chade.
Desde a sua independência de França, em 1960, a história do Chade tem sido marcada por golpes e ofensivas rebeldes.
Leia Também: Governo do Chade demite-se após anúncio de governo de unidade nacional
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com