ONU alerta para níveis "catastróficos" de fome em zonas do Haiti

Cerca de 4,7 milhões de haitianos, 40% da população nacional, sofrem de insegurança alimentar, incluindo 19.000 em "níveis catastróficos de fome", informou hoje o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PAM).

Notícia

© Reuters

Lusa
14/10/2022 13:24 ‧ 14/10/2022 por Lusa

Mundo

Fome

A situação é especialmente grave em Cité Soleil, um dos bairros mais degradados da capital, Porto Príncipe, onde as lutas entre gangues armados deixaram muitos moradores sem acesso a locais de trabalho, mercados e serviços de saúde, disse o diretor do PAM no Haiti, Jean-Martin Bauer.

Cerca de 65 por cento da população de Cité Soleil sofre "altos níveis de insegurança alimentar" e cinco por cento destes precisam urgentemente de assistência humanitária, explicou Bauer.

A situação é agravada por um surto de cólera naquele bairro e em outras áreas de Porto Príncipe, com mais de 260 casos detetados e pelo menos 25 mortos, segundo dados oficiais das autoridades sanitárias haitianas.

A crise alimentar também está a agravar-se nas áreas rurais do Haiti, onde já foram detetados níveis agudos de escassez de alimentos no sudoeste de Grand Anse, Nippes e Sud, regiões muito afetadas pelo terremoto de 2021 e pela recente escassez de chuvas, que reduziu as colheitas.

O Haiti também não é alheio à crise global dos preços dos bens, com inflação de 33 por cento, enquanto o custo da gasolina duplicou, contribuindo para o agravamento da crise humanitária.

Leia Também: Pessoas em dificuldades simulam doenças para comer nos hospitais

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas