Tréguas no Tigray são "um primeiro passo bem-vindo"

O anúncio de uma cessação das hostilidades entre o Governo etíope e os rebeldes do Tigray é "um primeiro passo muito bem-vindo", disse hoje o porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Notícia

© Getty Imagens

Lusa
02/11/2022 18:21 ‧ 02/11/2022 por Lusa

Mundo

Etiópia

"Vamos analisar os detalhes, mas este é um primeiro passo muito bem-vindo que esperamos possa começar a trazer conforto a milhões de civis etíopes que sofreram em resultado deste conflito", afirmou o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric.

As declarações surgem na sequência das conversações de paz em Pretória, na África do Sul, em que o Governo etíope e os rebeldes da Frente Popular de Libertação do Tigray (TPLF, na sigla em inglês) concordaram com uma "cessação das hostilidades" na região norte da Etiópia. 

A reunião de "alto nível" decorreu sob os auspícios da União Africana (UA), com a presença do ex-presidente queniano Uhuru Kenyatta e o ex-presidente adjunto sul-africano Phumzile Mlambo-Ngcuka, bem como representantes da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD), das Nações Unidas e dos Estados Unidos da América.

A guerra, que cumpre dois anos na sexta-feira, registou abusos de ambos os lados.

Uma questão crítica é saber quando poderá a ajuda regressar ao Tigray, com seis milhões de habitantes, numa grave crise humanitária. Ainda hoje, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus - natural desta região - afirmou que o Tigray vive "a pior crise humanitária do mundo", e está sem ajuda humanitária há dois meses.

O conflito deixou a região isolada, com comunicações e ligações de transporte em grande parte cortadas.

Até meio milhão de pessoas foram mortas, de acordo com a ONU. Mais de dois milhões de etíopes foram deslocados e centenas de milhares foram mergulhados em condições de quase inanição.

A guerra intensificou-se nas últimas semanas depois de novos combates terem eclodido em agosto, após uma trégua humanitária de cinco meses acordada entre as partes.

O conflito em Tigray estalou em 04 de novembro de 2020 após um ataque da TPLF à base principal do exército em Mekelle, na sequência do qual o Governo de Abiy Ahmed ordenou uma ofensiva contra o grupo após meses de tensões políticas e administrativas.

A TPLF acusa Abiy de alimentar tensões desde que chegou ao poder em abril de 2018, quando se tornou o primeiro oromo a tomar posse.

Até então, a TPLF tinha sido a força dominante no seio da coligação governante da Etiópia desde 1991, a Frente Democrática Revolucionária Popular Etíope (EPRDF), de base étnica.

O grupo opôs-se às reformas de Abiy, que considerou como uma tentativa de minar a sua influência.

Leia Também: Adis Abeba e Tigray concordam em cessar hostilidades

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas