O ministro da Defesa russo reconheceu que está a tornar-se “impossível” entregar material de subsistência às tropas que estão na cidade, pelo que ordenou a sua retirada. Esta será uma terceira 'derrota' russa, mas, tal como noutras cidades das quais já se retiraram, o que fica para trás é um rasto de destruição.
A polícia nacional ucraniana mostra, em vídeo, como ficou uma vila em Kherson depois da passagem das tropas russas.
As imagens da vila de Velyka Oleksandrivka mostram edifícios danificados, mas também interiores grafitados e com o símbolo Z - associado aos russos.
As tropas da Rússia vão retirar-se do lado ocidental (margem esquerda) do rio Dniepre, noticia a agência russa TASS esta quarta-feira.
Recorde-se que Kherson é uma das quatro regiões ucranianas anexadas pela Rússia em 30 de setembro, juntamente com Donetsk, Lugansk e Zaporíjia.
A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro deste ano, mergulhando a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Os aliados ocidentais da Ucrânia têm fornecido equipamento militar às forças de Kiev, que lhes permitiu lançar uma contraofensiva em regiões que estavam sob controlo russo.
Leia Também: Mais de 100 mil soldados russos mortos ou feridos na Ucrânia, dizem EUA