O artista britânico Banksy esteve na Ucrânia e deixou a sua marca em várias cidades atingidas pelos bombardeamentos russos. À publicação The Art Newspaper, o artista anónimo confirmou que criou sete murais.
As suspeitas de que Banksy esteve na Ucrânia começaram na semana passada, após terem surgido três imagens semelhantes ao trabalho do artista. Uma delas retratava um homem a ser derrotado por uma criança durante uma partida de judo, outra mostrava duas crianças a usar uma armadilha de tanques como baloiço, e uma terceira exibia uma ginasta a apoiar-se nas ruínas de um edifício bombardeado.
Nas redes sociais, o artista confirmou as suspeitas ao partilhar imagens das obras de arte. “Borodyanka, Ucrânia”, escreveu na legenda.
Nos últimos dias surgiram quatro novas imagens: uma mulher a usar uma máscara de gás enquanto pega num extintor, um homem a tomar banho, uma bailarina e um camião com um míssil.
As imagens - que pode ver na galeria acima - foram registadas em Borodyanka, Irpin e Kyiv.
O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.
A ONU confirmou que cerca de seis mil civis morreram e quase dez mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.
Leia Também: AO MINUTO: Acordo para cereais prolongado 4 meses; Explosão em Kyiv