AO MINUTO: Sumy atacada 55 vezes; NATO? Suécia e Finlândia pedem rapidez
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.
© Anna Voitenko/Ukrinform/NurPhoto via Getty Images
Ao Minuto Mundo Guerra na Ucrânia
Ao 288.º dia de invasão das tropas russas na Ucrânia, depois de o presidente da Rússia, Vladimir Putin ter alertado para o "risco de guerra nuclear a aumentar no mundo" e que a Rússia se defenderá "com todos os meios à sua disposição", durante uma reunião do Conselho de Direitos Humanos, na quarta-feira, um nevão pintou Kyiv de branco.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi eleito 'Personalidade do Ano' pela conceituada revista TIME, dias após o chefe de Estado ucraniano ter recebido o mesmo título pelo jornal Financial Times.
Já por cá, o Governo português aprovou ontem, em Conselho de Ministros, um apoio de 30 milhões de euros para ajuda humanitária aos refugiados ucranianos que se encontram na Polónia, o país que recebeu mais pessoas que fogem da guerra na Ucrânia.
A Rússia disparou mais de mil 'rockets' e mísseis contra a rede elétrica da Ucrânia, e, de acordo com o presidente da Ukrenergo - companhia de eletricidade - “estes ataques representam o maior golpe para uma rede elétrica que a humanidade já viu”.
Segundo o autarca de Kyiv, Vitali Klitschko, há a possibilidade de um cenário de "apocalipse" na capital ucraniana, caso a Rússia continue a danificar as infraestruturas essenciais do país. "Kyiv pode perder energia, água e aquecimento”, disse o autarca.
DESTAQUES
EM DIRETO
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com