Mais de 1.500 migrantes partiram, no domingo à noite, de Ciudad Juárez, no México, com destino a El Paso, nos Estados Unidos, naquela que se tratou de uma das maiores travessias de massas de sempre na região, segundo reporta a imprensa local.
Os migrantes que realizaram esta travessia faziam parte de um grupo de centenas de migrantes que foram escoltados pela Polícia Estatal de Chihuahua desde a cidade de Jiménez até Juárez, no início do dia, numa caravana de 20 autocarros. Os veículos viriam, depois, a separar-se em Ciudad Juárez, tendo conduzido os indivíduos para dois abrigos locais: Porém, esses cerca de 1.500 migrantes viriam a conseguir escapar e chegar aos Estados Unidos, após atravessarem o Rio Grande.
Estes indivíduos seriam, segundo os próprios, provenientes da Nicarágua, Peru e Equador.
Esta travessia aconteceu numa altura em que as instalações da Patrulha de Fronteira e os abrigos não governamentais em El Paso encontram-se já para além da sua capacidade.
Contas feitas, durante o fim de semana um total de quase 5.000 migrantes viriam a ser detidos o Centro Central de Processamento da Patrulha de Fronteiras dos Estados Unidos, que foi concebido para albergar temporariamente apenas 3.500 pessoas.
Leia Também: Itália cede porto a navios com 500 migrantes mas afasta-os da Sicília