UE prolonga por mais dois anos missões e operação marítima na Somália

O Conselho da União Europeia (UE) prolongou hoje, por mais dois anos, as suas duas missões diplomáticas na Somália, bem como da operação marítima Atalanta, de luta contra a pirataria.

Notícia

© iStock

Lusa
12/12/2022 13:38 ‧ 12/12/2022 por Lusa

Mundo

União Europeia

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE prorrogaram hoje, até 31 de dezembro de 2024, os mandatos das duas missões da Política Comum de Segurança e Defesa (PCSD) na Somália - a EUCAP Somália e a EUTM Somália - e a operação marítima militar executiva Atalanta.

A EUCAP Somália, lançada em julho de 2012 e sediada em Mogadíscio, é a missão civil da UE de reforço das capacidades para aplicar o direito marítimo civil na Somália, incluindo na Somalilândia.

A EUTM Somália, criada em 2010 e também com sede na capital somali, executa o seu mandato utilizando uma abordagem assente em três pilares e centrada na formação, na orientação e na prestação de aconselhamento estratégico ao Exército Nacional da Somália e no apoio ao desenvolvimento de um sistema de formação próprio da Somália.

A operação Atalanta, por seu lado, tem sede em Rota, Espanha, e foi criada em 2008 para responder ao aumento dos níveis de pirataria no Oceano Índico ocidental e tem, segundo um comunicado do Conselho, contribuído significativamente para a repressão da pirataria, bem como para a proteção dos navios do Programa Alimentar Mundial (PAM), da Missão da União Africana na Somália e de outros navios vulneráveis.

Leia Também: Energia? UE "está a salvo" no inverno apesar de "chantagem russa"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas