Vários detidos e 2 polícias feridos em protesto contra governo na Albânia

Vários manifestantes foram hoje detidos e pelo menos dois agentes da polícia ficaram feridos, em Tirana, capital da Albânia, num protesto contra o Governo social-democrata, liderado pela oposição conservadora.

Notícia

© Olsi Shehu/Anadolu via Getty Images

Lusa
26/11/2024 20:41 ‧ há 1 hora por Lusa

Mundo

Albânia

Segundo avançou a EFE, a tensão tornou-se evidente poucos minutos após o início da manifestação, por volta das 17h00 locais (16h00 em Lisboa), quando os agentes intervieram para que os manifestantes não bloqueassem as ruas.

 

Vários deputados do Partido Democrata, membro do Partido Popular Europeu, entraram em confronto físico com a polícia, segundo informou a emissora Top Channel numa transmissão em direto.

A polícia usou canhões de água e gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes.

O Partido Democrático acusa o Governo liderado pelo primeiro-ministro Edi Rama de corrupção, bem como de suprimir a democracia e de agravar a situação económica do país.

As tensões políticas na Albânia começaram a crescer há um ano.

O líder da oposição, Sali Berisha, de 79 anos, foi formalmente acusado de corrupção a 11 de setembro, num caso que remonta a 2008, quando assumiu o cargo de primeiro-ministro (2005-2013), e está em prisão domiciliária desde dezembro de 2023.

O Partido Democrata aumentou o nível dos seus protestos desde que um dos seus deputados, Ervin Salianji, foi condenado por falsificação de provas contra o Governo.

A 21 de outubro, o ex-presidente e ex-primeiro-ministro da Albânia, Ilir Meta, do partido da oposição PL (Partido da Liberdade), foi detido, acusado de fraude e branqueamento de capitais, segundo relatos dos meios de comunicação locais.

Esta prisão intensificou os protestos organizados pela oposição.

Leia Também: Sociedade civil da Albânia quer ter voz no processo de integração na UE

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas