Uma jornalista da BBC partilhou as imagens da Praça de São Pedro, no Vaticano, em Itália pouco tempo depois de ser conhecida notícia da morte de Bento XVI.
"A praça está a encher-se de gente. Muitos dizem que vieram aqui para prestar uma homenagem na sequência da morte", explica Sofia Bettiza.
Recorde-se que Bento XVI morreu esta manhã pelas 9h34, de acordo com a Santa Fé. O estado de saúde de Joseph Aloisius Ratzinger já se tinha vindo a deteriorar, com o Papa Francisco a pedir que o mundo fizesse algumas orações pelo seu antecessor.
Ratzinger sucedeu a João Paulo II, em 2005, momento que foi "particularmente difícil", de acordo com o bispo auxiliar de Lisboa. João Paulo II "era o 'Papa do Mundo'. O cardeal Ratzinger não tinha propriamente uma boa imagem mediática e assumiu-a heroicamente", sublinhou.
O funeral está previsto para quinta-feira e a partir de segunda-feira os fiéis poderão prestar uma última homenagem, na Praça de São Pedro. A missa será presidida pelo papa Francisco.
Já por Portugal, também na segunda-feira será celebrada uma missa de sufrágio pelo Papa emérito. A celebração será presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, às 19h00, na Sé Patriarcal.
O comunicado pede ainda que “nas igrejas, se dobrem os sinos a anunciar ao povo de Deus” a morte do Papa emérito e são pedidas orações “pelo seu eterno descanso”.
Veja as imagens da Praça de São Pedro no rescaldo da notícia.
Leia Também: Funeral de Bento XVI na 5.ª-feira, Papa Francisco preside às celebrações