Ação inimiga? Coreia do Sul quer exército a responder "com determinação"
O Presidente sul-coreano exortou hoje o exército do país a responder de forma decisiva às ações da Coreia do Norte, que horas antes lançou um novo míssil e chamou "inimigo indiscutível" à Coreia do Sul.
© Reuters
Mundo Coreia do Sul
"O nosso exército deve responder com firmeza e determinação a qualquer provocação do inimigo", afirmou o Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, em comunicado divulgado pelo seu gabinete, no decorrer de uma reunião virtual com o chefe do Estado-Maior do país, Kim Seung-kyum, e outros militares.
"Eles [a Coreia do Norte] devem entender que apenas uma forte preparação mental das nossas tropas e treinos realistas podem garantir uma forte segurança ", acrescentou.
O Presidente sul-coreano alertou ainda para o facto de "a Coreia do Norte continuar a realizar provocações usando ferramentas simétricas e assimétricas, enquanto continua a aumentar o seu programa nuclear e de mísseis".
A Coreia do Norte lançou, no último dia, três mísseis balísticos de curto alcance no mar do Japão, tendo os chefes do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul apontado para "três mísseis balísticos de curto alcance lançados pela Coreia do Norte no mar Oriental (nome do mar do Japão nas duas Coreias) a partir da área de Junghwa, na província de Hwanghae do Norte (sudoeste)" por volta das 08:00 locais, 23:00 de sexta-feira em Lisboa.
Os lançamentos norte-coreanos surgem numa altura em que as tensões na península coreana estão no auge e apenas um dia depois de Seul ter realizado um teste para acelerar o lançamento de satélites de reconhecimento militar.
Este ano, a Coreia do Norte lançou quase meia centena de projéteis de diferentes tipos.
Leia Também: Ogivas nucleares? Kim Jong-un promete aumentar "exponencialmente" fabrico
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com