Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 22º

Guerra já causou prejuízos de 33 mil milhões na natureza ucraniana

O governo ucraniano vincou que ataques contra os ecossistemas do país são proibidos, segundo as Convenções de Genebra.

Guerra já causou prejuízos de 33 mil milhões na natureza ucraniana
Notícias ao Minuto

23:31 - 02/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

A guerra na Ucrânia tem deixado um vasto rasto de destruição sobre as paisagens do país e, esta segunda-feira, o ministro da Defesa fez contas aos estragos provocados pela Rússia.

Segundo Oleksii Reznikov, a guerra já causou prejuízos à biosfera ucraniana no valor de cerca de 33 mil milhões de euros.

"Milhões de hectares de reservas naturais estão sob ameaça. O artigo 55 do Protocolo I [das Convenções de Genebra] proíbem a guerra contra ambientes naturais, mas a Rússia não quer saber", afirmou o ministro, uma publicação no Twitter.

Segundo as Convenções de Genebra, que definem as leis internacionais e os crimes contra a humanidade durante uma guerra, o artigo 55 do protocolo I define, de facto, que, o ecossistema deve ser "protegido contra danos graves, espalhados e a longo prazo".

"Esta proteção inclui a proibição do uso de métodos ou meios de guerra que tenham como intenção ou que tenham como expectativa causar danos ao ambiente natural e, como tal, prejudicar a saúde e sobrevivência da população", diz a lei, que também proíbe ataques contra os ecossistemas "como forma de retaliação".

A guerra na Ucrânia tem deixado todo o país devastado, tanto nas zonas urbanas como nas mais rurais. Os vários parceiros ocidentais, nomeadamente a União Europeia e os Estados Unidos, têm arrestado bens a oligarcas russos e têm juntado recursos para financiar a reconstrução da Ucrânia, que deverá custar aos cofres ucranianos e globais uma quantia na ordem dos biliões de euros.

Leia Também: Macron reúne governos e empresas em Paris para reconstrução da Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório