Andrii Cherniak, representante da Diretoria Principal de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia, disse que a Rússia tem transportadores de armas nucleares terrestres, aéreos e marítimos na Crimeia. À agência de notícias Ukrinform, Cherniak disse que a inteligência militar ucraniana monitoriza o movimento do arsenal nuclear russo e garante que as posições são conhecidas.
"A inteligência militar vê que os transportadores terrestres, aéreos e marítimos estão atualmente estacionados na Crimeia. Estamos a falar de navios, submarinos, aeronaves e complexos terrestres que podem atacar com munições nucleares. Potencialmente , a Rússia tem essa oportunidade", disse Cherniak.
O representante ucraniano acusou os russos de serem "capazes de tudo", não descartando a hipótese de recorrerem a armamento nuclear. Ainda assim, garantiu que os ucranianos "esperam que a comunidade internacional consiga influenciar a liderança do país ocupador para que não leve o mundo a uma catástrofe nuclear".
Cherniak disse ainda que as forças russas estão a preparar um edifício na vila de Krasnokamianka para armazenas munições nucleares, não se sabendo se os trabalhos já acabaram ou se ainda decorrem.
Leia Também: Irão enriqueceu com "quantidades preocupantes" de urânio, alerta ONU