Etiópia anuncia libertação de "múltiplas localidades" dos terroristas

O exército da Etiópia anunciou a libertação de "múltiplas localidades" na região de Oromia, depois de vários confrontos com os rebeldes do Exército de Libertação de Oromia (ELO), considerando que é um marco "na campanha de destruição dos terroristas".

Notícia

© iStock

Lusa
03/01/2023 15:11 ‧ 03/01/2023 por Lusa

Mundo

Etiópia

De acordo com a Europa Press, que cita o dirigente Haru Gema, do exército etíope na zona oriental de Guji, o objetivo dos ataques é "colocar em marcha meios coordenados para estabilizar a zona, fazendo frente aos danos causados pelas forças terroristas do ELO na região de Oromia.

"A população, como o Exército, devem estar na frente desta campanha para eliminar o ELO, inimigo do povo e do país, e devolver uma atmosfera de paz desejada pelo povo para que a sociedade esteja livre de ameaças", lê-se numa publicação das Forças Armadas locais no Facebook, citada pela Europa Press.

As autoridades de Oromio rejeitaram em novembro negociar com o OLO e exigiram que os seus membros se rendessem; o grupo lamentou a rejeição de um processo de paz e recordou que Adis Abeba está em conversações com a Frente Popular de Libertação do Tigray (TPLF) para conseguir a paz, depois de dois anos de guerra na região de Tigray, no norte do país.

O ELO, que se separou da Frente de Libertação Oromo (FLO) após um acordo de paz, reivindicou a autoria de vários ataques - especialmente em Oromia - nos últimos meses.

A FLO lutou durante décadas pela secessão da região de Oromia, mas em 2018 anunciou o fim da luta armada, aceitando a oferta de amnistia do primeiro-ministro. Somam-se aos confrontos as ações das milícias Fano, acusadas de perpetrar massacres contra a população civil.

Leia Também: Delegação do Governo da Etiópia a caminho da região rebelde do Tigray

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas